19/04/2018

As maravilhas da internet



Com o advento da internet muita gente ainda teima em dizer que ela está separando pessoas, que essas estão mais acomodadas e coisas do tipo, o que discordo totalmente.

Alguns ainda insistem que graças à internet “estamos” lendo menos. O que também discordo, já que o Brasil nunca foi um país de leitores e está longe de ser. Na verdade, hoje há muitos que já leem 140 caracteres, pelo menos. Não é algo para se orgulhar, mas também não é um retrocesso.

A quantidade de informação que está disponível para ser pesquisada, creio que podemos dizer que é infinita. Desde hieróglifos egípcios até “como consertar uma válvula hidra”, muita coisa é facilmente encontrada na rede.

Quando comecei a escrever poesias e a publicá-las em um blog, já percebi essa conexão mundial em funcionamento: recebia comentários de leitores portugueses, o que foi incrível. A língua portuguesa, que nem é tão falada no mundo (10 países, oficialmente) nos colocou em contato.

No Facebook tem um recurso que testei, por mera curiosidade do que poderia acontecer: a “promoção”, que pode ser feita a partir de valores bem baixos (R$3,00 a mais em conta). Você seleciona uma postagem sua da rede social, direciona aproximadamente ao público que deseja (sexo, idade, localização e interesses) e promove como anúncio. Direcionei para outros países que falam o português e a resposta positiva que obtive de Angola, me impressionou!
 
Território  e pavilhão angolanos
Minha fanpage que tinha mais ou menos umas 200 curtidas, hoje está em 13.000! E acredito que mais da metade dos seguidores são angolanos.

Muitos deles me mandam mensagens com elogios, fazendo perguntas, mostrando outras poesias... E nessa semana recebi um pedido que, pode parecer algo pequeno, mas que me deixou muito orgulhoso.

Uma angolana pediu minha biografia, pois precisava para fazer um trabalho de escola. Ela declamaria um poema meu, na sala de aula e entregaria o trabalho escrito com a bio. Fiquei lisonjeado e lhe enviei na hora o que pediu.

Você ainda acredita que a internet separa as pessoas? Na boa, sai da caverna.


Pedido atendido e muito agradecido!
 

Nenhum comentário: